à escuta: CATÁLOGO POÉTICO — é um projeto de criação artística concebido por Joana Sá (pianista e compositora) e Luís J Martins (guitarrista e compositor) para, e com, a pequena aldeia de Frádigas — Vide, Seia, Guarda e Parque Natural da Serra da Estrela.
A primeira edição decorreu em 2021 e foi realizada em colaboração com a comunidade local, com o coletivo / workshop de arquitetura Camposaz (orientado pela arquiteta Mariella Gentile), a designer Ana Viana, o CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, o GEOPARK Estrela, o MEV - Movimento Estrela Viva e ainda com a ADIRAM - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha.
Nos meses de abril a setembro foi criado um catálogo poético de instalações / performances interdisciplinares — musicais, sonoras, arquitetónicas, visuais — na aldeia de Frádigas e a sua envolvente, partindo de oficinas e recolhas com a comunidade e do trabalho com os diversos parceiros do projeto.
Todos estes encontros e processos artísticos procuraram trazer para o centro do projeto a reflexão sobre o futuro deste território no “interior do interior” do país (que enfrenta graves problemas de desertificação, isolamento, incêndios florestais, alterações climáticas, etc.).
Os resultados deste trabalho interdisciplinar foram apresentados entre 3 e 6 de setembro na aldeia de Frádigas e contaram com: instalações artísticas, performances de Joana Sá e Luís J Martins, percursos pedestres em parceria com CISE e Geopark Estrela, um encontro de associações locais (Projeto Pontes) e um mercadinho de produtores organizado pelo MEV, sessão de co-criação “Pensar a escola” organizada pelas Aldeias de Montanha, a assembleia: à escuta e o lançamento da publicação do projeto.
Publicação
A publicação interdisciplinar à escuta: catálogo poético reúne contribuições de vários colaboradores do projeto e a sua versão .pdf encontra-se disponível para download.